sábado, 15 de março de 2014

Sobre os homens



Eu sempre gostei de escrever poesias. Mas, fui desafiada a escrever em prosa sobre um tema que não costumo escrever muito, mas veio à tona e também, eu não me importo de escrever sobre, até porque eu amo o assunto e, gostei do desafio. O tema é simples: homens.

Pensando no meu senso crítico afinado e observador eu tenho o costume de analisar as pessoas – meu verbo sempre foi o Analisar – desde quando eu era uma simples criança inocente querendo tocar o mundo com vários porquês na cabeça e isso faz parte da minha personalidade desde então. Aprendi a captar a energia das criaturas e fazer uma leitura corporal; não tenho sucesso 100%, pois, às vezes, tem pessoas que a leitura é difícil - muitas portas trancadas por dentro -, outras não, mas eu sempre extraio alguma coisa. E foi assim que conheci um pouco da essência masculina.

Com o passar dos anos, eu me familiarizei com os homens; sempre tive amizade facilmente com eles, talvez por que eu fora criada com três irmãos, com suas personalidades diferentes, ainda isso me ajudou quando tive meu primeiro namorado. Eu tenho muitos primos homens também – sou de família grande – e isso me levou a conviver com eles desde sempre. Brinquei de quase todas as atividades masculinas quando pequena, e nessas atividades eu ficava mais tempo com os meninos. Nunca gostei de brincar de boneca, nunca me interessei por elas. A diferença era que eu amava mais que tudo um caderno e um lápis, só.

Aprendi muita coisa sobre o universo masculino. Assim como nós mulheres temos nossos valores na sociedade e na vida particular, os homens também têm, ambos somos, em suma, importantes. Já vou dizendo que não sou boa em julgar, não hoje e sim fazer críticas.

Há homens e garotos; maduros e imaturos, racionais e emocionais, os que tem só corpo e outros que só tem mente; os que não falam e os que falam, os tímidos e os galanteadores. Enfim, esse universo é maravilhoso. Eu amo os homens!

Tem homens que são donos de testosteronas dançantes que fazem questão de exibir, esses são galanteadores, bons de papo, às vezes com conversas bem maduras. Mesmo que de forma inconsciente ou consciente. Os imaturos deveriam respeitar o seu amadurecimento, tudo bem que cada um tem sua linha do tempo para amadurecer, só é feio para esses quando abrem a boca para falar besteira, não pensam no que virá depois. Esses só atraem mulheres interesseiras ou ingênuas.

Tem homens que são mais sentimentais, choram mais em alguns casos. Outros não procuram demonstrar nada de sentimentos visto que têm o receio de expor qualquer coisa que seja nesse aspecto, com medo de invasão. E ficam sem palavras, já que talvez tendam a ter a imagem de fracos e vulneráveis. Quando percebem o que está acontecendo, por exemplo, diminuem a intensidade emocional para não ter o problema de alguém ver. Eles tendem a cair em depressão mais facilmente porque são mais fechados em relação às emoções. E por esse motivo é que sofrem mais, à medida que as reprimem, ao contrário de nós mulheres, que quando falamos de emoções com alguém já nos sentimos aliviadas e, por vezes, o assunto já cessa ali.

Tem aqueles que tendem a focar em só em soluções. A princípio o homem foi a cabeça pensante em tempos remotos, tomava frente em relação à filosofia, ciência e religião. Eles tomavam as decisões pela família, trabalhava para a subsistência dos membros. Enquanto as mulheres ficavam em casa; costurando, cozinhando, limpando a casa, cuidando do filho, e ainda tinham que cuidar delas mesmas, pois não trabalhavam fora. Já eram multitarefa.

O homem competia no mercado de trabalho junto de outros com os mesmos interesses: o poder. Alguns acordavam cedo só para ir trabalhar, jogar conversas sobre negócios, usar um pouco o raciocínio, coçar o saco e voltar para casa... Essas coisas que eles mais fazem até nos dias de hoje.

Em falar de assuntos domésticos, eles estão bem melhores que antigamente. Tem aqueles que cozinham; sabem como limpar uma casa, lavar roupa, e outras tarefas domésticas com primor. Eu conheço alguns homens que são assim e aplaudo para eles pela iniciativa. Esses dias eu recebi uma visita de um amigo que amo muito. Fiz o almoço para nós, ele levantou-se e foi recolhendo a louça e lavou tudo. Não me surpreendi, pois sei que hoje os homens fazem de boa os serviços que as mulheres estão acostumadas a fazer - segundo a história da humanidade e a tradição que permeia – e agradeci. Só não tirei foto porque ele é tímido – é outra característica que eu vejo com muito gosto nos homens – pois, achei o cenário bonito. Mas ainda há aqueles que esperam nós fazermos todo o trabalho doméstico, sendo que trabalhamos, contando que, muitas de nós temos a parte materna. Eles fazem as refeições e não levantam o prato da mesa, são sedentários e não cuidam do corpo e nem da alma. Esses são os tipos que enraizaram e continuam machistas. E nem em uma vida inteira essas criaturas conseguiriam saber o que é sabão em pó.

Hoje os tempos mudaram. Os homens, já não são só eles que decidem na sociedade. Mas isso varia de homem para homem, contando com a visão de mundo, o estado moral da criatura, e o nível intelectual, que embora seja mais lógico pela facilidade de focar em uma coisa só, eles disputam com as mulheres no hoje. E agora tendem a dividir esse lugar com nós. Trabalhamos fora, fazemos faculdade, e temos oportunidades boas.  Muitas de nós somos as cabeças da família e vivemos uma vida multi.

Para finalizar, eu vejo os homens como essências e não como corpos que andam por aí com suas testosteronas que perambulam soltas. Acho importante e interessante quando cuidam de sua aparência e são mentes abertas, prontas para aprender. Algumas pessoas estão acostumadas a ver a aparência em primeiro lugar e depois a essência. Todavia, eles que têm de se sentirem bem consigo mesmos. Pois, cada um é singular, é dono de sua individualidade e cada uma de nós mulheres nos atraímos por essas características.

É muito gostoso conhecer a essência dos homens; eu tive namorados incríveis e outros, sem comentários. Mas aprendi muito com eles, também ensinei, sempre há uma troca. Eles são focados quando querem, são inteligentes quando querem, são agradáveis. E a parte masculina em quesito sensual e sexual é instigante e proveitosa quando eles são verdadeiros consigo mesmo demonstrando isso na prática. E mais perfeito ainda quando sabem usar a mente, o corpo e alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário